Imagem capa -  Buquê da noiva – Escolha o seu por Nane Ferreira
Dicas para noiva

Buquê da noiva – Escolha o seu

Eu acho que 9 entre 10 noivas costumam pesquisar bastante sobre os buquês. No entanto, são tantos detalhes a pensar e muitas vezes conhecimento zero no quesito flores que fica dificil fazer uma boa escolha.

Durante os 6 anos que fotografo casamentos, é perceptível o quanto este acessório é importante para a noiva. E foi pensando nisso que resolvi trazer pra cá as dicas de uma assessora do Rio de Janeiro que escreveu recentemente sobre o assunto na revista Quem.

Segundo a cerimonialista Shalimar Catramby, que dirige a Casuarinas, casa de festas especializada em casamentos no Rio de Janeiro, os pequenos detalhes fazem toda a diferença num buquê de noiva. “Vale dar aquela pesquisada prévia, verificar tendências e até pedir para ver amostras de buquês para o florista responsável pelo trabalho”, conta a profissional.

Shalimar diz também que não existe uma flor ou formato de buquê ideal. “O certo é a noiva optar por um buquê que combine com ela, com o vestido, com o tipo de evento e que a deixe mais relaxada no dia D. Escolher um buquê só porque ele está na moda pode até gerar um estresse desnecessário”.

Quanto às flores, a cerimonialista lembra que elas não precisam necessariamente combinar com a decoração da igreja ou da festa, mas devem harmonizar bem com o vestido. Ela recomenda a utilização de flores sem cheiro, pois, a longo prazo, o odor das plantas pode se tornar enjoativo e causar dor de cabeça, além de alergias. Optar por flores nacionais e da estação ajudam a diminuir o custo do buquê.
Há também a opção de buquês diferenciados que não levam flores, como é o caso daqueles feitos com broches, pérolas, pedras, papel, tecido, dentre outros materiais. Esse tipo de buquê está se popularizando e é bastante interessante, pois também funciona como um belo acessório para o visual da noiva.

A cerimonialista também comenta que é importante observar o tamanho do buquê que está sendo escolhido para o casamento, para que ele crie o visual que a noiva está buscando.

“Moças com porte maior ficam bem com buquês maiores e mais alongados, como o em formato de cascata. Já as mais baixas devem escolher buquês menores para não ficar com a silhueta achatada”, indica Shalimar.

Shalimar ainda alerta que ter dicas para escolher o buque de noiva é ótimo, mas levar em consideração o gosto pessoal é superimportante na hora dessa escolha.

“Um buquê de casamento não deve ser só bonito, ele precisa ser confortável e combinar com a personalidade da noiva e o estilo do evento. Nenhum buquê vai completar o visual da noiva se ela não estiver feliz e satisfeita”.

A seguir, algumas fotos de buquês das noivas incríveis que já fotografei por ai. Espero que sirvam de inspiração pra você. Tem buquês de flores desidratadas, buquê de papel, buquês em cascatas, etc. Divirta-se